Quais são as pedras mais utilizadas em projetos?

 

As pedras são comumente utilizadas em diversos projetos, afinal, elas podem servir para diversas finalidades, como a decoração, revestimento, isolamento, proteção de ambientes, entre outros.

 

Todavia, na hora de realizar a escolha, muitas pessoas acabam tendo dúvidas a respeito de que tipo de pedras devem utilizar. São tantas opções que se torna difícil escolher apenas uma.

 

É por esse motivo que decidimos criar este conteúdo. Nele você vai aprender quais são as pedras mais utilizadas em projetos e poderá usar esse conhecimento para definir quais pedras vai utilizar no seu projeto.

 

Quer saber mais? Então continue conosco até o final desse conteúdo!

 

Pedra Seixo

 

O seixo é fruto de uma fragmentação de rochas ou minerais, que apresenta uma granulação um pouco maior que a areia.

 

Ele é muito utilizado em uma decoração para complementar o espaço de diversos ambientes de um imóvel. Desse modo, não há muita regra sobre a sua forma de utilização.

 

Essa pedra pode ser encontrada em diferentes tipos, como:

 

  • Seixo natural;
  • Seixo rolado;
  • Seixo telado.

 

Além disso, ele também pode ser encontrado em variadas cores, como marrom, branco, cinza e preto.

 

Pedra Miracema

 

A pedra miracema — conhecida como lajinha — é um granito que acaba sendo comercializado para o grande mercado em sua forma bruta. Na prática isso quer dizer que ele não recebe nenhum processo de polimento.

 

Por conta disso ela acaba tendo uma propriedade antiderrapante bem poderosa e é comumente utilizado em espaços onde há uma preocupação maior com quedas, como rampas, escadas, calçadas. Porém, ela também pode ser utilizada em fachadas, muros e outros espaços.

 

Pedra Madeira

 

A pedra madeira se apresenta com características muito semelhantes às da própria madeira, sendo que é justamente por esse motivo que ela recebe esse nome.


Ela costuma ser utilizada em fachadas de casas, muros, rampas, pisos de garagem, calçadas e até mesmo em ambientes internos.

 

É importante ressaltar que essa pedra possui uma instalação um pouco mais complicada e por conta disso é necessário que haja uma mão de obra especializada na sua colocação.

 

Pedra Ardósia

 

A pedra ardósia é muito utilizada quando objetivo é trazer um pouco mais de sofisticação e classe para um imóvel, sendo amplamente utilizada em casas e ambientes de alto padrão.

 

Por conta de suas próprias características, a pedra ardósia acaba absorvendo pouca água e acumulando uma quantidade bem menor de sujeira, o que facilita muito sua manutenção e limpeza.

 

Pedra São Tomé

 

A pedra São Tomé é uma pedra que possui um conjunto de características que dificilmente podem ser encontradas em outras pedras, como beleza, durabilidade, resistência, capacidade antitérmica e antiderrapante.

 

Ou seja, ela pode ser a pedra ideal para diversas finalidades na composição de muro, fachadas de casas, escadas, calçadas, e áreas molhadas, como sauna e piscina.

 

Pedra Grés

 

A pedra Grés pode ser encontrada em duas versões:

 

  • Pedra grés de porcelana;
  • Pedra grés de argila.

 

A pedra grés de porcelana é muito utilizada em ambientes internos, já que pode ser branca e ter um visual estético mais sofisticado, acaba agregando muito mais valor para esse tipo de espaço.

 

Já a pedra de argila é geralmente utilizada em muros de pedra e pisos externos.

 

Pedra Portuguesa

 

A pedra Portuguesa é originária de Portugal, sendo composta por calcário e basalto. Ela pode ser utilizada nos mais variados tipos de projetos, como:

 

  • Calçamentos.
  • Fachadas;
  • Revestimentos internos.

 

Isso acontece porque ela possui um formato irregular muito peculiar que acaba facilitando a sua utilização.

 

Ela pode ser mais facilmente encontrada nas cores  preto e branco, mas ela também pode ser achada no mercado nos tons de castanho, amarelo, vermelho, azul e cinza.

 

Pedra Ferro

 

A pedra ferro possui texturas e cores muito peculiares, o que dá a ela um aspecto muito diferente daquele que geralmente é encontrado no mercado.

 

Isso acontece porque ela possui uma origem vulcânica, que a dá características únicas e que dificilmente podem ser encontradas em outras pedras.

 

Além disso, é importante ressaltar que ela pode ser encontrada em diferentes tonalidades, como o marrom, tons de ferrugem e até mesmo na cor preta.

 

Pedra Goiás

 

A pedra Goiás acaba sendo utilizada para revestimento de piscinas, já que possui baixa retenção de temperatura e características antiderrapantes.

 

Ou seja, se você quer ter uma piscina bonita, segura e muito bem decorada, a pedra Goiás pode ser uma excelente escolha!

 

 

Pedra Bolão

 

A pedra bolão apresenta um formato um pouquinho mais arredondado e uma tonalidade que tende ao marrom e que faz com que essa pedra chame muita atenção.


Ela costuma ser utilizada em:

 

  • Fachadas;
  • Churrasqueiras;
  • Paredes internas;
  • Muros de pedra.

 

Vale a pena conferir essa pedra e ver se ela se encaixa dentro daquilo que você procura para o seu ambiente.

 

Agora, conta para a gente: o que você achou dessas pedras? Se interessou por alguma delas? Deixe a sua opinião nos comentários!