- (11) 4858-8222
- contato@neromarmores.com.br
- Seg - Sex: 08:30 às 17:30 / Sab: 08:30 às 14:00
Você sabe quais são as principais diferenças entre mármore e granito? Pois bem, saiba que conhecer as particularidades de cada um desses materiais é importantíssimo, principalmente para que você saiba escolher qual deles deve usar.
Atualmente existe uma grande confusão entre esses dois materiais e, pasme: a maioria das pessoas acham que ambos são a mesma coisa. Por conta disso, fazem escolhas ruins e compram materiais que não servem para a finalidade desejada.
Mas nós não queremos que isso aconteça por você. É por esse motivo que vamos te apresentar neste conteúdo as principais diferenças entre esses materiais.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco e conheça tudo sobre o mármore e o granito!
Para começo de conversa, vamos deixar uma coisa muito clara: o mármore e o granito não são a mesma coisa. Nem de longe.
Por isso, você precisa entender um pouco mais sobre a composição de cada pedra, já que isso te ajudará a entender mais sobre as diferenças que essas pedras possuem, ok?
O mármore é uma rocha que se origina do calcário, sendo que a sua coloração pode variar muito, pois depende única e exclusivamente dos minérios que estão presentes no solo daquela determinada região.
Por exemplo, alguns mármores podem ser brancos, enquanto outros podem ser acinzentados, esverdeados ou completamente pretos.
Lembrando: a mudança de cor não faz com que aquela pedra não seja um mármore. Ela apenas indica que minerais diferentes foram extraídos junto com o calcário.
Mas o mármore não é encontrado na natureza da mesma maneira que ele chega até as lojas e posteriormente até os demais ambientes onde será posicionado. Na verdade, isso só é possível pois o calcário acaba sendo exposto a altas temperaturas e pressões, que acabam o formando completamente.
Lembra que a gente falou sobre a diferença entre o granito e o mármore? O granito é composto por diversos minerais, como:
Por conta dessa reunião de diferentes minerais, o granito acaba se mostrando como uma pedra mais dura e forte do que o mármore. Assim ele pode ser utilizado em finalidades diferentes do mármore, já que possui características diferentes.
Além disso, o granito também tem uma aparência mais luminosa em relação ao mármore.
Já que a composição do mármore e do granito são diferentes, é natural que eles também tenham utilização diferentes. É preciso levar isso em consideração na hora de fazer a escolha do material, já que o uso indevido dos materiais pode resultar em outros problemas.
Conforme mencionamos anteriormente, o granito é uma rocha mais resistente do que o mármore. É por esse motivo que essa pedra costuma ser utilizada em bancadas de cozinhas e área de serviço, já que assim não irão quebrar ou apresentar riscos com facilidade.
Vale a pena ressaltar também que esse tipo de pedra não costuma manchar, então o seu uso nessas áreas se torna ainda mais indicado.
Já o mármore é uma pedra um pouco mais frágil, então precisa ser utilizada de forma inteligente dentro de um ambiente. No geral, o mármore costuma ser utilizado em:
Atualmente, também é possível assegurar a durabilidade do mármore por meio da utilização de impermeabilizantes e outros produtos, que vão ajudar o mármore a se tornar uma pedra mais resistente a riscos, absorção de líquidos e corrosões.
Por incrível que pareça, não existem diferenças significativas entre as formas de se limpar esses materiais. Isso acontece porque a base para se fazer isso é praticamente a mesma.
Em ambos os materiais é necessário realizar a limpeza com um pano úmido com água e detergente neutro.
Vale ressaltar que essa limpeza deve ser feita periodicamente, pois somente dessa forma é que as pedras poderão apresentar suas características com mais beleza e vigor.
O mármore deve ser selado duas vezes por ano, enquanto o granito deve receber o mesmo selamento somente a cada 2 anos. Isso acontece por conta das diferenças entre as pedras, conforme mencionamos no começo deste conteúdo.
Contudo, é importantíssimo deixar claro que esse período de manutenção pode variar de forma significativa. Tudo depende da utilização da pedra, dos cuidados destinados a ela, do ambiente e assim por diante.
O ideal é seguir as recomendações do fabricante para não ter maiores problemas.
Dito isto, podemos te dizer que agora você finalmente sabe quais são as diferenças entre mármore e granito e possui a capacidade de fazer a escolha ideal para o seu ambiente. Porém, caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Afinal, estamos aqui para te ajudar no que for preciso!
Copyright © 2016-2022 Nero Mármores. Todos direitos reservados. Criado por Web Builder.
Vulcão Empreiteira Comercio e Serviços LTDA
12.762.855/0001-39