Diferenças entre mármore e granito

 

Você sabe quais são as principais diferenças entre mármore e granito? Pois bem, saiba que conhecer as particularidades de cada um desses materiais é importantíssimo, principalmente para que você saiba escolher qual deles deve usar.

 

 

Atualmente existe uma grande confusão entre esses dois materiais e, pasme: a maioria das pessoas acham que ambos são a mesma coisa. Por conta disso, fazem escolhas ruins e compram materiais que não servem para a finalidade desejada.

 

Mas nós não queremos que isso aconteça por você. É por esse motivo que vamos te apresentar neste conteúdo as principais diferenças entre esses materiais.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco e conheça tudo sobre o mármore e o granito!

 

 

Composição das pedras

 

Para começo de conversa, vamos deixar uma coisa muito clara: o mármore e o granito não são a mesma coisa. Nem de longe.

 

Por isso, você precisa entender um pouco mais sobre a composição de cada pedra, já que isso te ajudará a entender mais sobre as diferenças que essas pedras possuem, ok?

 

 

Composição do mármore

 

O mármore é uma rocha que se origina do calcário, sendo que a sua coloração pode variar muito, pois depende única e exclusivamente dos minérios que estão presentes no solo daquela determinada região.

 

Por exemplo, alguns mármores podem ser brancos, enquanto outros podem ser acinzentados, esverdeados ou completamente pretos.

 

Lembrando: a mudança de cor não faz com que aquela pedra não seja um mármore. Ela apenas indica que minerais diferentes foram extraídos junto com o calcário.

 

Mas o mármore não é encontrado na natureza da mesma maneira que ele chega até as lojas e posteriormente até os demais ambientes onde será posicionado. Na verdade, isso só é possível pois o calcário acaba sendo exposto a altas temperaturas e pressões, que acabam o formando completamente.

 

Composição do granito

 

Lembra que a gente falou sobre a diferença entre o granito e o mármore? O granito é composto por diversos minerais, como:

 

  • Quartzo;
  • Feldspato;
  •  

 

Por conta dessa reunião de diferentes minerais, o granito acaba se mostrando como uma pedra mais dura e forte do que o mármore. Assim ele pode ser utilizado em finalidades diferentes do mármore, já que possui características diferentes.

 

Além disso, o granito também tem uma aparência mais luminosa em relação ao mármore.

 

 

Utilização do mármore e granito

 

Já que a composição do mármore e do granito são diferentes, é natural que eles também tenham utilização diferentes. É preciso levar isso em consideração na hora de fazer a escolha do material, já que o uso indevido dos materiais pode resultar em outros problemas.

 

Conforme mencionamos anteriormente, o granito é uma rocha mais resistente do que o mármore.  É por esse motivo que essa pedra costuma ser utilizada em bancadas de cozinhas e área de serviço, já que assim não irão quebrar ou apresentar riscos com facilidade.

 

Vale a pena ressaltar também que esse tipo de pedra não costuma manchar, então o seu uso nessas áreas se torna ainda mais indicado.

 

Já o mármore é uma pedra um pouco mais frágil, então precisa ser utilizada de forma inteligente dentro de um ambiente. No geral, o mármore costuma ser utilizado em:

 

  • Pisos de salas;
  • halls e quartos;
  • Bancadas e revestimentos;
  • banheiros;
  • áreas sociais.

 

Atualmente, também é possível assegurar a durabilidade do mármore por meio da utilização de impermeabilizantes e outros produtos, que vão ajudar o mármore a se tornar uma pedra mais resistente a riscos, absorção de líquidos e corrosões.

 

Como é realizada a limpeza desses materiais? Existem diferenças?

 

Por incrível que pareça, não existem diferenças significativas entre as formas de se limpar esses materiais. Isso acontece porque a base para se fazer isso é praticamente a mesma.

 

Em ambos os materiais é necessário realizar a limpeza com um pano úmido com água e detergente neutro.

 

Vale ressaltar que essa limpeza deve ser feita periodicamente, pois somente dessa forma é que as pedras poderão apresentar suas características com mais beleza e vigor.

 

Como a manutenção dessas pedras deve ser feita? Existem diferenças entre mármore e granito?

 

O mármore deve ser selado duas vezes por ano, enquanto o granito deve receber o mesmo selamento somente a cada 2 anos. Isso acontece por conta das diferenças entre as pedras, conforme mencionamos no começo deste conteúdo.

 

 

Contudo, é importantíssimo deixar claro que esse período de manutenção pode variar de forma significativa. Tudo depende da utilização da pedra, dos cuidados destinados a ela, do ambiente e assim por diante.

 

O ideal é seguir as recomendações do fabricante para não ter maiores problemas.

 

Dito isto, podemos te dizer que agora você finalmente sabe quais são as diferenças entre mármore e granito e possui a capacidade de fazer a escolha ideal para o seu ambiente. Porém, caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Afinal, estamos aqui para te ajudar no que for preciso!